Piloto de parapente desde 1993. Iniciou a competição em 1995.

Campeã Nacional Feminina: 2002 a 2015
Renovação do título de Campeã Nacional: 2017
Classificação Geral Pré Europeu 2017: 12º lugar

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Gunaydin (bom dia)
1 dia de manga - Super Final da Taça do Mundo em Parapente- Denizli

Manga de 71 km, 8 balizas, com fim de meta em Pamukkale
Dia com inicio de vento fraco, a aumentar para o fim do dia, inicialmente de frente para a descolagem (virada a sul) a rodar para NE, o que se veio a verificar mais cedo que o previsto. Tecto inicial previsto de 2300m, a aumentar para 2700m
A abertura da janela foi feita, e os pilotos foram descolando nos curtos intervalos de vento de frente, havendo bastantes ciclos prolongados com vento muito lateral e vento de trás.
A condição térmica tambem pareceu estar fraca no inicio do dia.

O meu voo: descolei 1h depois da abertura da janela, com vento muito lateral, e com poucos pilotos como referência. Fiz 2050 metros de altura, com térmica bastante turbulenta, e avancei para o plano, para fazer o Start e seguindo para a 1ª baliza.
Constatei que o plano não está a funcionar mesmo (os pilotos dizem que setembro já é muito tarde para a térmica do plano funcionar) comprovando o que vários pilotos já tinham dito. Fiquei muito baixo sem conseguir nenhuma térmica, acabando por aterrar junto da 1ª baliza. E ainda tive que me desviar, em voo, de uma zona de aterragem, por ter dois cães enormes, muito zangados, que não paravam de correr e ladrar que nem loucos, o que me pareceu francamente perigoso ter de enfrentar.

Do que pude apreciar das opiniões dos pilotos: manga dificíl, lenta, e com muito vento de frente. Condição térmica boa sómente sobre as cristas de montanha.
O que eu pude apreciar: estes pilotos voam super bem, com muita calma e capacidade de análise da condição de voo. Tambem pude constatar que em menos de 45 minutos toda a linha de montanha tinha nuvens Congestus em formação. E constatei os meus erros de hoje: fazer a descolagem muito tardia e não garantir mais altura antes de sair para o Start. E os erros pagam-se...

Deixo-vos umas fotos de uns miúdos que ficaram muito contentes por me ver aterrar, insistiram em me ajudar e, por último, deliciaram-se em tirar fotos uns aos outros com a minha máquina fotográfica ...

Resultados - em 133 pilotos, 97 fizeram fim de meta. Eu não! Amanhã tentarei novamente.

Podem acompanhar tudo, fotos, filmes e comentários em

http://www.paraglidingworldcup.org/taxonomy/term/98




7 comentários:

Bruno disse...

Grande (a)Ventura!!!

Contra ventos e marés continua que chegarás a bom porto!!
A minha certeza vem da boa onda que sempre sempre te acompanha!!

Muita força

Bruno Matos

Tenera disse...

Foi só o aquecimento....e ainda ficaste à frente do Adrian Thomas....não é todos os dias...LOL

Um Abraço e Bons Voos

Tenera

Airbusio disse...

As condições iniciais na descolagem muitas vezes ajudam a ditar o final da prova...não é fácil!!

Mas amanhã há mais! E a parte do convívio onde aterramos também conta! No golo não há isso!

Força!

Paulinho

Sandra Lopes disse...

Continua, amanhã será melhor.

Além do mais estar na Turquia ja é um golo :)

Força!!!

Anónimo disse...

Vá lá Silvia, isso não custa nada...
Força e paciência, que "isso" é muito longo...trankilo e cool...
Com jeitinho vais voar mais aí, que no ano todo...aproveita... :-)

flai seife sempre

ClOudyo disse...

Focus Focus Focus! Hoje estiveste em grande! Os proximos dias vao ser ainda melhores! um grande abraco e muita forca!
ClOudyo

Goddess Hades disse...

Força nisso! Tu consegues rapariga!!!

Bjs