Piloto de parapente desde 1993. Iniciou a competição em 1995.

Campeã Nacional Feminina: 2002 a 2015
Renovação do título de Campeã Nacional: 2017
Classificação Geral Pré Europeu 2017: 12º lugar

terça-feira, 28 de setembro de 2010

28 setembro

6ª Manga Da Super Final da Taça do Mundo em Parapente – Deniszli

Alô a todos
Ainda bem que quando escrevo no blogue já se passaram certamente umas largas horas depois das situações vividas, e a emoção já não está tão à flor da pele.
Hoje deslocámo-nos para outra descolagem, a duas horas de carro de Pamukkale, onde a autarquia local estava preparada para depois da manga servir jantar.
A previsão apontava para tecto 2600m, vento W NW, com 5 nós mais  que ontem, ou seja entre os 15 e 20 nós.

No momento da descolagem foi o filme habitual – vento rajada, constante rajada, e os pilotos a descolar de acordo com as classificações. À medida que os pilotos iam descolando, o director de prova e a responsável pela segurança foram solicitando a opinião aos pilotos, que foi variando entre reports de segurança de níveis 1 e 2, passando para registos de nivel 2 e nível 3, passado cerca de 20 minutos de abertura da janela, ao mesmo tempo que justificavam que o vento que se fazia sentir era demasiado para se poder fazer as balizas na montanha, sem correr o risco de haver acidentes, pelo vento forte que se fazia sentir...
...eu a tentar decidir o que fazer...descolar ou não descolar...
...o Director de prova, ao ouvir os pilotos a referirem nivel 3, porque houve vários pilotos que o fizeram, pediu que a responsável de segurança garantisse que esses pilotos reportassem sómente uma vez, chegando a dizer ao rádio para um desses pilotos se calar, que já tinha dado a sua opinião.
Entretanto começa a discussão entre reports de nível 1 e de nível 3 entre dois pilotos que estavam em voo – um dizia nível 1, o outro imediatamente dizia nível 3...
...e eu a tentar decidir descolar ou não descolar...
....mas estes momentos nas decisões que devo  tomar não são assim pacificos como possam eventualmente pensar. Não são pacíficos porque a verdade é que esta discussão está a ser ouvida por todos os pilotos, sem excepção, pelo rádio de comunicações de cada um, e os que ainda não descolaram, continuam preparados na fila para quando chega a sua vez, se dirigirem para a descolagem e voar.
E eu a tentar decidir descolar, mesmo sabendo que no ar seria muito complicado gerir esta condição, só que chegou a um determinado momento comecei a ficar super stressada, e perguntei à responsável pela segurança – Nicky Moss – eu já bastante alterada, o que era necessário mais para se  cancelar a manga, ao que ela me respondeu que precisava que o director de prova concordasse na decisão.
Ao fim de cerca de 10 minutos mais a manga foi cancelada, e eu comecei a chorar que nem uma madalena porque o stress que fui acumulando foi muito intenso – ver quase todos os pilotos descolados  e eu sentir que tambem tinha que descolar, mas que se o fizesse, provavelmente iria ficar parada no ar, pois se os outros quase parados estavam! E porque este tem sido o filme mais ou menos igual nas últimas mangas aqui realizadas.
Houve mais pilotos que não descolaram...um deles, da Servia, comprou-me um sumo e um chocolate...ele próprio me confessou que estava bem satisfeito por não ter descolado. E ele é  bem peso pesado, bem mais de 80 kg.
As nuvens lenticulares não tardaram a surgir por todo o céu. Não consegui imagem porque a minha máquina ficou sem bateria. As únicas imagens já são bem posteriores e são do telemovel.

Valeu pela festa e jantar que as entidades locais tinham reservado para nós, onde uma das pilotos russa dançou a música turca e deu espectáculo no manuseio do fogo.
E no autocarro de regresso a Pamukkale foi a animação mais fixe: o autocarro onde eu vinha vinham tambem mais de 40 pilotos ( somos ao todo 130 pilotos de todos os cantos do mundo), e alguem resolveu começar a dizer para cantarmos canções de cada nação presente. Eu escolhi cantar “Menina estás à janela”. Gostaram!




Abraço

Silvia Ventura

2 comentários:

Tenera disse...

Pois este é um desporto muito complicado e que joga com as nossa emoções em muitas ocasiões.

Mas no fim do dia a única coisa aceitável é chegar a casa de pé e voltar a acordar para ir voar no dia seguinte....


Um Abraçoe e Bons Voos

Manuel disse...

Ainda bem que pelo menos a recepção e o resto da noite compensou dia de tão intensas emoções.
Hoje novo dia... Que os ventos a ajudem a usufruir de um voo sereno e calmo!
Não se esqueça nunca: Já está entre os melhores do Mundo, já é uma vencedora!
Um abraço e... Divirta-se voando até onde os ventos a levarem!
Manuel Mancelos